Estresse nos E-sports

“Fui jogar pra me divertir e relaxar e acabei mais put#% ainda”, quantas vezes a gente não ouviu ou mesmo disse essa famigerada frase quando estamos jogando e saímos de uma partida estressante? Pois é, os jogos hoje em dia estão cada vez mais competitivos e a a categoria chamada de e-sports é a que mais percebemos essa característica. Jogos como League of Legends, Dota 2, CS Go, Smite e inúmeros outros demandam de um trabalho em equipe excepcional e muitas vezes é esse o motivo daquele estresse pós partida.
Muitos jogadores apontam a interação com outros players e a extrema vontade de ganhar como a causa do Rage (termo que é utilizado pra definir a raiva e a agressividade nas partidas), nós podemos pensar que esse jeito de jogar sempre competindo e levando a mente ao máximo é novo mas vocês não se lembram daquelas partidinhas de videogame com o primo na infância. que já o fizeram brigar por perder ou rir do adversário por ganhar fácil?
Ligando os pontos é fácil perceber que a competividade leva a nossa mente á um nivel de estresse absurdo e nas filas das partidas a ambição pra ser sempre o melhor eleva isso em uma escala altissíma. Se tratando de e-sports a possibilidade de competir profissionalmente trás aos jogadores uma ardente vontade de subir sempre o seu ranking pra ser notado por um time ou apenas pra ser reconhecido
Voltando no que mencionei na interação dos players, os chamados modos PvP em equipe são os que mais exalam Rage por parte dos players visto que um jogador que não fez uma boa jogada, entregou um objetivo ou só “vacilou” na função muitas vezes é ofendido, xingado e apontado como o motivo de uma possivel derrota e isso nós chamamos de nível de toxicidade. A toxidade nos games é um problema e um catalizador do estresse nos Players, mesmo que seja uma pequena parcela considerada tóxica, em todos os games essa parcela estraga a experiencia tanto do alvo das ofensas como dos demais da equipe, e se encontramos essa toxidade em sua maioria nos e-sports posso concluir sem duvidas que o maior motivo para o estresse nas partidas é a competição.
A competição em si não é a vilã e é um dos pontos para que os esportes eletrônicos tenham crescido tanto no mercado, porém ela vem acompanhando de outros fatores que nós vemos há muito tempo nos esportes convencionais, o ponto chave é o jogador que deve respirar bem fundo aproveitar o seu jogo com calma e responsabilidade sem deixar a vontade de vencer subir a cabeça.

Be the first to comment

Leave a Reply