Gamadosporfutebol, deseja um Feliz Natal! Mensagem aos desportistas!

O esporte possui um grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na nossa sociedade. Através de uma partida de futebol na rua, no estádio, na quadra, de um jogo de vôlei na escola, um jogo de basquete na praça, pessoas se relacionam, fortalecem amizades, criam vínculos mesmo sem nunca terem se visto. A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física.

O esporte pode intervir na realidade da sociedade ao demonstrar que, durante um jogo, todos são iguais. Existe a autoridade no jogo, o juiz que faz cumprir as regras e, no restante, todos os participantes são iguais, ganhando aquele que souber ser mais habilidoso, mais inteligente, o que treinou com mais dedicação e não por ter alguma vantagem fora do jogo, tornando o jogo desigual.

Através do esporte podemos trabalhar o relacionamento com o jogador com os demais do seu time, do time adversário, trabalhar como reagir após uma vitória ou uma derrota, ensinando o aluno a respeitar o sofrimento dos jogadores adversários, bem como o direito do outro time de festejar sua vitória. Podemos refletir a importância do trabalho em grupo, do pensar no coletivo, não somente em si. Trabalhar a dedicação pela sua equipe, o respeito às regras, o jogo limpo, um universo dentro do esporte que o jogador pode levar para sua vida fora da escolinha. O jogo em si, é uma ótima estratégia para se refletir as combinações, o respeito aos interesses do grande grupo, do agir dentro de uma equipe. Para que os valores sejam respeitados e vivenciados na nossa sociedade, eles devem ser instigados pelos agentes formadores: pais, professores, autoridades. Portanto, todos devem contribuir.

Em fim, é preciso sociabilizar as crianças e jovens incluí-los na sociedade, construir uma consciência sobre o perigo e os malefícios das drogas, promover a construção de valores na vida destes alunos, são tarefas importantes de professores na busca de um futuro melhor para nossas crianças. Através de programas, projeto em longo prazo, bem gerenciados e fiscalizados, pode construir uma sociedade mais justa e fraterna, com o empenho de professores que se dediquem pela causa social, assim como os gestores dos diversos segmentos do esporte, com a participação de nossos governantes. Para finalizar, chegamos a seguinte conclusão: “a sociedade precisa do esporte, e o esporte precisa da sociedade, para estreitar os laços de amizades em prol da humanidade objetivando um mundo melhor, direcionando os jovens para um caminho correto, sem drogas, sem vícios”.
Que Deus abençoe a todos nós, e “Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Esses são os votos, do site: gamadosporfutebol.com.br, e a equipe de esportes da Rádio 98.1 FM, do Programa Gamado por futebol.

Be the first to comment

Leave a Reply