O que o futebol pode ensinar às crianças?

O que o futebol pode ensinar às crianças, respeito, disciplina, ter espírito de equipe, aceitar as regras do jogo, desenvolver sua resistência, admitir o fracasso e não ser conivente com elas, ter certeza de sua escolha.

A vida é cheia de regras, o futebol não é diferente. Portanto, essas decisões tomadas por um técnico de futebol, como qualquer ser humano, pode acertar ou errar, nesse caso, com relação à criança, são difíceis de absorverem essas decisões. Em contrapartida, quando existem profissionais de boa índole nas escolinhas que agem com bons exemplos, principalmente de toda comissão técnica, tudo se torna mais fácil. As crianças devem agir na escolinha, respeitando a hierarquia.

Aprender esses conceitos têm um valor muito grande na formação do atleta cidadão. Por isso, é extremamente importante ensinar todos os valores fundamentais da vida, por exemplo, que não devem enganar, simular situações, quando isso acontece, o garoto leva esse aprendizado para a vida adulta.

Durante uma partida de futebol, existem várias variáveis, superar o cansaço, superar desafios, assimilar estratégia, o técnico de futebol deve observar num grupo, aqueles garotos que tendem a serem resistentes, que não obedecem às orientações táticas, técnicas, e principalmente disciplinares, quando esses comportamentos são observados, é preciso trabalhar imediatamente.

Respeitar seus limites, é primordial no crescimento emocional da criança, não é fácil reconhecer que seu adversário, é melhor, porém, é preciso, ensinar a criança a viver em uma sociedade onde a cobrança por ser o melhor é colocada como o mais importante. Fiquem atentos a esses conceitos, ser melhor, nem sempre, significa ser campeão, neste cenário do futebol, é preciso ensinar aos garotos a lidar com frustrações, ser humilde, respeitar seu adversário, agir com fairplay, e diante das vitórias ou derrotas, devem assimilar como aprendizados e crescimento, ou seja, professores e pais, devem se unirem em prol da melhoria contínua de seus filhos.

Existem vários pontos de interrogações, principalmente relacionado ao futuro das crianças, que estão inseridas nas escolinhas, a resposta dos garotos são unânime: “ser jogador de futebol”. Os profissionais que atuam nessa área deve se atentar, não só pela formação do atleta, também do atleta cidadão, é necessário exigir aos alunos, um bom rendimento escolar, pois, o caminho do sucesso no futebol, assim como qualquer outro, é árduo e longo.

É fundamental que o professor de escolinha, não deixe que os pais projetem em seus filhos, o caminho do futebol, sem a devida vontade e talento do garoto, é preciso desejar, dedicar, e treinar muito.

Professores dividam as responsabilidades da formação dos garotos com seus familiares, exijam da família, participação mais efetiva no dia a dia na escolinha, não é justo delegar a responsabilidade da formação do atleta/cidadão ao professor de escolinha. Em fim, professores, alunos e familiares, juntos, na busca por uma sociedade mais justa e fraterna.

Be the first to comment

Leave a Reply